Re: [obm-l] LADOS DO TRIÂNGULO

Os lados sao c, b=c+1 e a=c+2 (pois A=2C eh o maior angulo, e C eh o
menor; o outro eh B=180-3C).

Entao, pela lei dos senos:

(c+2)/sin2C=c/sinC

Daqui, tiramos cosC=(c+2)/2c. Agora eu vou logo na Lei dos Cossenos:

c^2=a^2+b^2-2abcosC
c^2=(c+2)^2+(c+1)^2-2(c+1)(c+2)(c+2)/2c
(c+1)(c+2)^2=c(c^2+6c+5)
(Que bom que o termo em c^3 vai cortar, entao teremos uma quadratica
em c. Vai sair!)
5c^2+8c+4=6c^2+5c
c^2-3c+4=0
c=4 ou c=-1

Entao c=4, b=5 e a=6 eh a unica solucao possivel... (Para multipla
escolha, tah bom aqui, mas para o problema ficar correto mesmo, agora
a gente teria que checar se, no triangulo de lados 4, 5 e 6, o angulo
A eh o dobro de C mesmo; mas dah para calcular cosC=3/4 e cosA=1/8,
isto eh, dah para ver que cosA=cos2C, donde sai que A=2C).

Abraco,
        Ralph