Re: OBM e OEM-(p/nicolau)

On Wed, 9 Feb 2000, Marcelo Souza wrote:

> Oi Nicolau,
>
> 	Segui o que vc falou sobre comentar com o diretor sobre o que vc me
> escreveu. Ele me fez ouvir uns Quinze minutos de explicação. Ele disse que
> as Olimpíadas, certas vezes, não são públicas e tem numero de vagas, por
> isso ele às vezes não avisa em sala de aula (e usou isso também como
> explicação da escolha de alunos para participar). Acontece que estou há 3
> anos no colégio e nunca informaram sobre as olimpíadas! Quer dizer que nos
> anos de 98, 99, as olimpíadas não foram públicas? 2000 então seguirá assim
> [...]

Há muitos anos a posição da comissão tem sido a de que todo aluno que desejar
participar deve poder participar. Acho que há um certo mal entendido entre
nós (a comissão de olimpíadas) e a direção da sua escola:
eu teria o maior prazer em conversar com o diretor
ou o professor de matemática da sua escola.
Fazemos muito material de divulgação (cartazes e a revista Eureka)
que queremos que cheguem ao maior número possível de alunos.
Sabemos que a Eureka e a OBM não são interessantes para *todos* os alunos:
todo aluno tem a obrigação de saber um mínimo de matemática mas
as nossas publicações e atividades são dirigidas àqueles que
estudam matemática não por obrigação, mas que gostam de matemática.
Não falo aqui apenas dos poucos premiados na OBM (ou dos pouquíssimos
premiados em IMOs): em qualquer grande colégio devem existir muitos
alunos que gostariam de ler a Eureka, participar da OBM, ou frequentar
esta lista.  :-)

Repetindo o que eu disse na outra mensagem: existem centros "independentes"
onde um aluno pode fazer prova se sua escola não desejar colaborar.
Mas eu detestaria que a OBM servisse para criar uma briga entre você
e sua escola: leve em conta que se sua professores agem desta forma,
eles o fazem certamente com boa intenção. Apresente nossa conversa
de forma amiga e respeitosa.

[]s, N.