Re: Uma noite no frio brrrrrrrrrrrr

On Sun, 29 Apr 2001, merlin wrote:

>  Dois homens acampados num lugar muito frio resolveram fazer uma fogueirapara
>  se aquecerem durante a noite. Um deles contribuiu com cinco tocos de lenha e
>  o outro com 3 tocos.Quando se preparavam para acender a fogueira,um
>  terceiro,homem sem tocos de lenha chegou ao acampamento.Mesmo assim os
>  outros dois permitiram que ele ali pernoitasse.Ao amanhecer,este deixou R$
>  8000 para que os outros dois dividissem entre si. Se a divisão for feita de
>  feita de forma justa,qual será a razão entre as partes de cada um???

> [...]

Este problema consta no 'Homem que calculava' ou outro clássico de Malba Tahan,
exceto que lá eram pães ou algum outro tipo de comida.

A frase '... a divisão for feita de forma justa ...' invoca o conceito
de justiça, que não tem definição matemática precisa. :-)
No próprio Malba Tahan há uma longa discussão onde são apresentados
argumentos a favor de uma razão 5/3 ou 7/1 mas no final eles invocam
uma sabedoria korânica para concordar com uma divisão meio a meio
(cada um deu tudo o que podia, cada um fez sua parte).

[]s, N.