H=-2=(mod 13)

Entao H=13x+2

Substitui:

19(13x+2) + 13M = 1000
247x+13M=962
19x+M=74

M=74-19x
H=13x+2

Agora que parametrizou, faz com que ambos sejam positivos, ou 74-19x>0

74>19x
x<74/19<4

Bem, daí é só testar!

Em 24/03/08, Fernando<artesmatematica@xxxxxxxxx> escreveu:

> Oi João Victor, a questão é que eu já havia escrito esta equação. Acontece
> que ela é "diofantina", admitindo infinitas soluções. Claro que, de acordo
> com as condições do exercício proposto deve-se conseguir restringir a
> quantidade delas para um número bem menos (eu creio).

P.S.: Nem toda diofantiona tem infinitas soluções.

Diofantina significa somente `resolva em Z={0,1,-1,2,-2,3,-3,...}´
Ou seja, até mesmo x=2 pode ser diofantina, bem como x^3=5

--
Ideas are bulletproof.