O uso em conjunto de modelagens matemáticas e computacionais tornaram-se essenciais para otimizar a exploração e o gerenciamento de reservatórios de petróleo e gás. Diferentes técnicas matemáticas têm sido exploradas no que tange o desenvolvimento de soluções analíticas em diferentes áreas, incluindo a simulação de reservatórios de petróleo, onde parâmetros físicos, como a permeabilidade, ainda são desconhecidos fazendo-se necessário analisar e extrair informações do reservatório através de testes. Uma abordagem clássica para resolver a equação da difusividade, que descreve o escoamento de fluidos em meios porosos, é o uso da função de pseudopressão. Essa técnica tem como principal objetivo linearizar parte da equação, contribuindo para o cálculo de sua solução.
No entanto, sua aplicação exige métodos complementares para tratar as não-linearidades e obter soluções aproximadas com maior precisão.
Esta tese propõe duas soluções analíticas que utilizam a pseudopressão para abordar o escoamento monofásico de óleo em dois tipos de reservatório: homogêneo de multicamadas e heterogêneo de camada única formado por duas regiões homogêneas, ambos considerando a permeabilidade dependente da pressão e utilizando o problema de Green associado aliado ao método da perturbação e expansão assintótica.
Os modelos propostos permitem uma análise de diferentes propriedades do reservatório e curvas de permeabilidade-pressão, possibilitando, assim, uma otimização mais eficaz e uma melhor compreensão do comportamento do fluxo em diferentes cenários.
A validação do modelo foi feita a partir da implementação do algoritmo das soluções propostas através da comparação direta com a resposta de um simulador de fluxo comercial baseado em diferenças finitas.
Com a crescente demanda por técnicas mais robustas na indústria do petróleo, a adoção de métodos matemáticos mais avançados, como a abordagem proposta, torna-se essencial para melhorar a tomada de decisões e aumentar a eficiência dos processos de produção.
Dessa forma, este trabalho contribui para o avanço das ferramentas analíticas utilizadas na modelagem e simulação de reservatórios de petróleo.