Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8 Slideshow Image 9 Slideshow Image 10 Slideshow Image 11 Slideshow Image 12 Slideshow Image 13 Slideshow Image 14 Slideshow Image 15 Slideshow Image 16Slideshow Image 17

 
PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Uma ferramenta de auxilio na interpretação dos dados do Enem

Todos os anos o INEP divulga as notas do Enem por escola, em cada uma das áreas, em geral utilizando apenas à média dos alunos. Um estudo realizado no Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) em parceria com a EMAp/FGV propõe uma ferramenta via planilha Excel para que as escolas, professores e coordenadores de Ensino Médio do Brasil possam também conferir o desempenho de seus alunos em outros aspectos no Enem como por exemplo, questão a questão ou por área de conhecimento.

A dissertação “Uma ferramenta para a obtenção e análise de dados do Enem”, do aluno Jorge Luiz Dias de Frias está em fase de conclusão e utilizou os Microdados Enem de 2012 (os mais recentes divulgados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para mostrar os caminhos a serem seguidos para na obtenção dos resultados detalhados.

Jorge é aluno do Profmat - Mestrado Profissional voltado a professores que lecionam Matemática no ensino fundamental e médio — orientado pelo professor Sinesio Pesco (PUC-Rio) e co-orientado pelo professor Paulo Cezar P. Carvalho (FGV) .

Coordenador do Ensino Médio do Colégio Israelita Brasileira A. Liessin Scholem Aleichem, Jorge Frias acredita que, com essa ferramenta, as escolas poderão extrair os dados e fazer uma análise completa do desempenho geral e individual de seus alunos, por questões e disciplinas, comparar seus números com os de outras escolas e atuar estrategicamente nos pontos que merecem maior atenção e esforço pedagógico, permitindo assim melhores resultados nas próximas edições do Enem.

“Atualmente, existem empresas que cobram por este serviço, mas minha dissertação tem o objetivo de torna-lo acessível a todas as escolas do país”, defende Frias. Ele ressalta ainda de que o Microdados Enem 2012 apresenta cerca de oito milhões de linhas, é um arquivo extremamente pesado e que, por isso mesmo, não é fácil de ser utilizado.

Ao inserir o código Educacenso do colégio num aplicativo criado por Frias exclusivo para as escolas do Rio de Janeiro (disponível neste link – com tamanho 323MB), é possível gerar gráficos capazes de identificar quais questões os alunos acertaram, identificar a resposta de cada questão, quantificar acerto ou erro por questão, totalizar acertos por área, estabelecer uma relação entre as questões de cada cor das provas, somar os acertos por prova e por questão dos alunos de uma escola, conferir o percentual de acertos por questão ,verificar a média de acertos por habilidade e comparar os seus resultados com o de outras escolas do Rio de Janeiro. Os gráficos a seguir, por exemplo, comparam as performances, tanto dos alunos do Colégio A. Liessin, quanto dos alunos do Rio de Janeiro nas 5 áreas de conhecimento.

Ainda é possível obter as notas de redação distribuídas por competência, oferecendo informações relevantes aos professores que ministram esta disciplina.

Como são várias etapas, o passo a passo, retirado diretamente da dissertação de Frias, pode ser consultado neste link. “Além dos levantamentos preliminares sobre os dados do ENEM, este trabalho busca também auxiliar aqueles que querem desenvolver suas próprias ferramentas”, ressalta Sinésio Pesco, professor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e orientador de Frias no Profmat .

Desde 2012, a PUC-Rio conquistou a oportunidade de oferecer o Profmat, firmando-se como a única universidade particular do país a integrar a Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Profmat é reconhecido pela CAPES e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que tem no exame o objetivo de estimular a melhoria do ensino da disciplina em todos os níveis de escolaridade.


LINK PARA O APLICATIVO EM EXCEL
https://drive.google.com/folderview?id=0ByhpXU8vBCVTVjdwbnJYTGxZUEE&usp=sharing


  Departamento de Matemática / PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Cardeal Leme, sala 862 - Gávea - Rio de Janeiro - CEP 22451-900
Telefones: (+55-21) 3527-1280, (+55-21) 3527-1281, Fax: (+55-21)3527-1282 | Powered by Takezo Digital