PROFMAT - I ENCONTRO DO PROFMAT NA PUC-RIO (MAI/2019)

Foto 1       Foto 2        Foto 3

I Encontro do Profmat PUC-Rio é uma iniciativa da Comissão Institucional do Profmat da PUC  e têm como principais objetivos:

• Retomar o contato com os egressos do programa;
  • Contribuir com a formação continuada de docentes da educação básica através de palestras e debates;
  • Promover trocas de experiências entre docentes, egressos e os atuais discentes das turmas 2018 e 2019.

Espera-se que seja um momento de importantes reflexões e aprendizagem para todos os participantes e o precursor de outros eventos planejados com o propósito de contribuir para a construção de uma educação básica cada vez mais qualificada, emancipadora e significativa.

Inscrição como ouvinte: Clique aqui (encerradas)
Os participantes ouvintes e palestrantes  receberão certificados.

Data/hora/local:

• Dia: sábado, 25 de maio de 2019.
  • Hora: das 8:30 às 14h.
  • Local: PUC – Prédio Cardeal Leme: sala 480L &  Departamento de Matemática (8o. andar).

Palestra de Abertura:

• Palestrante: Prof. Humberto Bortolossi (UFF)
  • Título: O que é Matemática, afinal? Que “cara” ela tem?
  • Resumo: Pergunte a um aluno da Escola Básica o que é Matemática. Muito provavelmente você ouvirá como resposta que Matemática é o estudo dos números e das fórmulas. Este é o senso comum com relação à Matemática. Mas será que Matemática é só isso mesmo? O que é Matemática, afinal? Tentaremos responder a esta pergunta analisando como pessoas diferentes em épocas diferentes definiram o que Matemática é. Por meio de jogos simples de tabuleiro, mostraremos dois exemplos acessíveis ao Ensino Básico que evidenciam as características principais de como a Matemática é definida atualmente. Também mostraremos qual é a “cara” da Matemática segundo desenhos feitos por alunos da Escola Básica e dos cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática.

Submissão de trabalhos dos egressos: até 17 de março de 2019.