O Desafio em Matemática começou na PUC – Rio em 2008 e foi criado para podermos premiar, inclusive com bolsas, alguns dentre os melhores alunos interessados em estudar Matemática.
As provas do Desafio têm o estilo de “olimpíadas”: provas desafiadoras, estimulantes e divertidas. Todos as provas contaram com a elaboração do professor Nicolau Saldanha que publicou recentemente o livro Os 13 Desafios com a coautoria da professora Juliana Freire pela editora da SBM. O professor Nicolau participou como aluno e depois como professor de várias atividades ligadas a olimpíadas de Matemática, tendo sido o primeiro brasileiro a receber medalha de ouro na IMO, Coordenador Nacional da OBM e Presidente do Júri Internacional da IMO 2017.
Em comemoração aos 60 anos do professor Nicolau, em 2024, o Desafio em Matemática passou a ser a olimpíada regional Desafio Nicolau Saldanha e a premiação tem dois propósitos:
- Garantir pelo menos uma vaga na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) no Nível 3.
- Para os alunos ingressantes na PUC-Rio, via ENEM ou provas do Vestibular, o Desafio mantém o propósito de oferecer bolsa de 100% de isenção no curso Bacharelado em Matemática aos dois melhores colocados.