Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8 Slideshow Image 9 Slideshow Image 10 Slideshow Image 11 Slideshow Image 12 Slideshow Image 13 Slideshow Image 14 Slideshow Image 15 Slideshow Image 16Slideshow Image 17

 

PICME na PUC-Rio

coordenadora nacional: Sylvie O Kamphorst <syok@mat.ufmg.br>
coordenador PUC-Rio: Sinesio Pesco <sinesio@puc-rio.br>


O que é o PICME?

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação, dando acesso a uma sólida formação matemática que enriqueça o seu desenvolvimento profissional.

Os participantes são elegíveis para bolsas oferecidas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país, em particular no departamento de Matemática da PUC-Rio.

Quem pode participar do programa PICME da PUC-Rio?

O programa PICME do DMAT da PUC-Rio é aberto a todos os alunos elegíveis para o PICME, independentemente da sua instituição de origem ou do curso de graduação escolhido.

Um aluno é elegível para o PICME se ele esta regularmente matriculado e cursando nível superior em qualquer área em instituições públicas ou privadas, e se ele recebeu medalha (ouro, prata ou bronze) na OBMEP ou na OBM, em pelo menos uma de suas edições. .

Oportunidades do programa PICME da PUC-Rio!

O programa PICME é ligado ao departamento de Matemática da PUC-Rio. O programa é oferecido em duas modalidades. As duas formas de participação não são exclusivas e as escolhas do aluno podem ser mudadas a cada renovação da bolsa.

- PICME com aulas

Nessa modalidade, os alunos PICME terão acesso aos cursos de Bacharelado e eventualmente Mestrado em Matemática.

Vale notar que o Bacharelado em Matemática da PUC-Rio recebeu o conceito máximo tanto do MEC como do Guia do Estudante da Editora Abril desde a sua criação. Ele é apontado como um dos melhores cursos de graduação em Matemática do Brasil.

O aluno deve ser assíduo no curso escolhido e obter uma nota suficiente para validar o curso. As disciplinas devem ser escolhidas dentro do domínio adicional em Matemática ou dentro das disciplinas de pós-graduação. Os horários das disciplinas oferecidas a cada semestre podem ser obtidos na seção de disciplinas. As disciplinas são oferecidas entre segunda e sexta feira, nos turnos da manhã e da tarde.

- PICME com orientação

Nessa modalidade, os alunos PICME escolherão um orientador do departamento de Matemática para preparar uma trabalho nos moldes da iniciação científica tradicional. Nesse caso, o aluno deverá obrigatoriamente expor o seu trabalho no seminário anual de Iniciação Científica da PUC-Rio, junto com os trabalhos do PIBIC.

Os trabalhos de iniciação científica (PICME e PIBIC) realizados recentemente no departamento de Matemática são disponíveis na seção de iniciação científica. O aluno poderá entrar em contato com os professores ou com o coordenador do PICME para auxiliar na escolha do orientador. As linhas de pesquisa de cada professor estão disponível na seção de pesquisa.

Como participar do programa PICME da PUC-Rio?

Se você é medalhista da OBMEP ou da OBM e está regularmente matriculado no ensino superior, faça sua pré-inscrição escolhendo a PUC-Rio através do site picme.obmep.org.br. Caso você tenha feito sua pré-inscrição, mas não encontre seu nome na lista, favor entrar em contato através do e-mail contato@obmep.org.br ou do telefone (21) 2529-5084.

Sua candidatura será analisada pela coordenação do PICME a nível nacional e na PUC-Rio. O coordenador do PICME/PUC-Rio eventualmente fará contato com maiores informações sobre o programa e o processo seletivo.

Para ser indicado à bolsa, você deverá obrigatoriamente estar cadastrado no CNPq, plataforma Lattes e possuir conta corrente individual no Banco do Brasil.

Modalidades da bolsa PICME

A bolsa PICME será concedida a critério da coordenação de iniciação científica do DMAT de acordo com o desempenho dos alunos do programa e dentro da cota disponível, podendo ser cortada caso o aluno venha a falhar nos requisitos do programa ou no seu rendimento.

Por exigência do CNPq, a renovação da bolsa poderá ser solicitada no final do primeiro semestre de cada ano. O pedido de renovação deverá ser acompanhado de um mini-relatório das atividades desenvolvidas na vigência anterior.



  Departamento de Matemática / PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Cardeal Leme, sala 862 - Gávea - Rio de Janeiro - CEP 22451-900
Telefones: (+55-21) 3527-1280, (+55-21) 3527-1281, Fax: (+55-21)3527-1282 | Powered by Takezo Digital