Dissertação de Mestrado Profissional (PROFMAT) - Denilson Cardoso Jerônimo
USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo promover a justiça social e a inclusão, oferecendo oportunidades a pessoas que não concluíram o ensino fundamental na idade regular por diversos motivos. Diante disso, torna-se crucial implementar, nesta modalidade de ensino, práticas pedagógicas acolhedoras e inovadoras para facilitar o reingresso desses estudantes, especialmente em disciplinas como a matemática, historicamente associada a dificuldades. Nesse contexto desafiador, este trabalho analisou a aplicação de jogos eletrônicos em tablets como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática no segundo segmento da EJA, na Escola Municipal Oscar Weinschenck, em Queimados (RJ), apostando na familiaridade dos alunos com dispositivos digitais como meio de engajamento. Aliando jogos eletrônicos ao currículo oficial da matemática, adaptando conteúdos a uma linguagem mais acessível e estimulante. Os aplicativos utilizados envolviam situações do cotidiano, promovia o raciocínio lógico, o cálculo mental e respeitavam o ritmo individual de aprendizagem, permitindo uma abordagem mais inclusiva e motivadora. Resumindo, tal experiência propõe que recursos digitais podem auxiliar a escola a se tornar um instrumento de reconstrução de trajetórias educacionais e dando um novo sentido ao ato de aprender.
Banca Examinadora
Orientadora: Tatiana Sodero (PUC Rio)
Filipe Bellio (PUC Rio)
Emília Carolina Alves (UFF)
Dania Gonzalez Morales (PUC Rio)