A aritmética modular e suas propriedades favorecem muito o fortalecimento das operações básicas da matemática, como a adição, subtração, multiplicação e a divisão. Deste modo, utilizar a aritmética modular de uma forma adaptada às etapas de ensino e às faixas etárias adequadas dos estudantes se constitui numa excelente alternativa para que os mesmos possuam maior interesse sobre tais assuntos e compreendam mais amplamente essas operações. Podemos criar estratégias interessantes aplicando as operações matemáticas em grupos cíclicos de uma forma que o aluno se surpreenda e, por que não, se encante pelas propriedades e características particulares da dita aritmética dos restos, criando assim diversas conexões sobre múltiplos e divisores. Com uma condução estimulante e bastante visual do assunto, usando a geometria como auxílio, aproximamos o aluno dos conceitos matemáticos, proporcionando-lhe uma participação mais ativa e efetiva em seu aprendizado. Observando as variadas formas de construções, considerando diversas congruências módulo m e as operações da aritmética, a proposta deste trabalho consiste, basicamente, em vincular as operações de congruências modulares e suas regularidades associadas às representações por polígonos inscritos em uma circunferência.