04/07/2024 - Albina Poyares de Mello Bhering
Este relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos matemáticos, tais como frações, proporções, séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física, utilizando a cultura maker. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, tais como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais.
Apresentam-se também conceitos matemáticos presentes nas ondas sonoras de tubos. Este trabalho interdisciplinar culminou na construção de instrumentos musicais como aplicação prática de conceitos físicos e matemáticos.
O instrumento tubofone feito com tubos PVC, no qual conceitos aprendidos foram aplicados na sua construção durante quatro encontros com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, buscando incentivar o protagonismo do aluno no ambiente escolar.
O instrumento flauta de pan foi feito com conceitos de fração e razão em oficina com 2 encontros.
Ao final, evidencia-se que a integração entre os conceitos da Matemática aplicados à Música podem ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem metodológica integrativa, uma vez que desperta a curiosidade e interesse dos alunos, além estimular situações em que professores e alunos atuam juntos em situações concretas, usando a filosofia maker, cultura ‘faça você mesmo’.