Dissertação de mestrado (PROFMAT): Alexandre de Araújo França

Orientador: Marcos Craizer

Membros da banca: Profª: Christine Serta Costa
                                 Profª: Dânia Gonzales

Suplentes da Banca: Profª: Tatiana Fernandes Sodero

Cálculo de áreas de figuras poligonais usando o teorema de pick

O tema de cálculo de áreas de figuras planas como paralelogramos, retângulos, losangos, trapézios, quadriláteros em geral, inclusive aqueles que suas áreas ao calculas em decomposições, é ministrado desde o 6º ano do Ensino fundamental II até o 9º ano e por conseguinte no Ensino Médio.

O propósito dessa dissertação é apresentar através do Teorema de Pick, que não é tão disseminado nos ambientes escolares, uma maneira de encontrar o valor das áreas dessas figuras tornando o tema mais atrativo para os alunos, desviando de uma prática de simples decoreba de fórmulas.

Soma-se a isso que a aplicação do tema foi feita com os alunos da escola rural Manoel Rodrigues no município de Paty do Alferes no estado do Rio de Janeiro onde os alunos tem uma forte vivência no campo nas plantações de tomates no contra turno escolar. Foi realizada uma aula de campo onde foram coletadas medidas das estufas e também dos terrenos onde são cultivadas as lavouras.

Um fator de altíssima relevância dessa dissertação é que o Teorema de Pick abordado contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno, fato esse que foi observado não só na aula de campo, como também nas atividades desempenhados em sala, na questão aplicado tanto no simulado e na prova do 4º bimestre onde os índices de acertos excederam as expectativas o que comprova o êxito no objetivo da assimilação da proposta não só teórica mas também prática por parte dos alunos.

Carregando