Nos últimos anos, os professores da Educação Básica Brasileira, especialmente no Ensino Fundamental, buscam formas inovadoras e eficazes de ensino que envolvam os alunos de maneira significativa. No contexto do ensino de Matemática, especificamente no ensino de Geometria, a utilização de ferramentas pedagógicas que conectem o conteúdo teórico à prática e ao cotidiano.
Nessa perspectiva, a literatura pode servir como um recurso inovador para contextualizar esses conteúdos, promovendo um aprendizado mais significativo de conceitos matemáticos. Neste contexto, a obra "Planolândia: um romance de muitas dimensões", do escritor Britânico Edwin A. Abbott, serviu como um recurso valioso para instigar a curiosidade dos discentes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a viabilidade e a eficácia de uma série de atividades baseadas em capítulos e trechos do livro "Planolândia" como recurso didático no ensino de Geometria de acordo com a BNCC, para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, além de propor uma coletânea de atividades que possam ser aplicadas, ou adaptadas, na sala de aula de Matemática, sendo estas atividades formuladas com o propósito de estimular o aprendizado dos alunos a partir da confecção de materiais didáticos manipuláveis e do uso do software Geogebra.
Portanto, este trabalho é um relato das atividades que integram leitura, reflexão, e ação, promovendo uma compreensão mais significativa dos conteúdos geométricos.