Quadro Principal: Rafael O. Ruggiero

Rafael O. Ruggiero

Doutor, IMPA, 1989
Sala: 869
Cargo: Professor Associado
Telefone: (21) 3527-1743
E-mail: rorr
Sistemas Dinâmicos, Topologia, Geometria

Currículo Lattes

O Professor Rafael Oswaldo Ruggiero formou-se como Doutor em Matemática no IMPA, Rio de Janeiro, Brasil, sob a orientação de Ricardo Mañé Ramirez, em 1989. Começou na PUC-Rio como Professor do Departamento de Matemática em 1989. Seus principais temas de interesse em pesquisa são os sistemas dinâmicos de origem geométrico, mecânica Lagrangeana e Hamiltoniana, geometria diferencial e topologia.

Foi professor visitante na École Normale de Lyon entre 1993 e 1994, na Universtié de Nice, Sophia-Antipolis entre Janeiro e Fevereiro de 2014, na École Normale de Paris entre setembro de 2008 e março de 2008, e nas Université de Aix-Marseille e Vaucluse, Avignon entre Janeiro e julho de 2017, entre outras instituições onde foi professor visitante por períodos menores.

Resultados de Pesquisa

O trabalho de pesquisa do Professor Ruggiero nos últimos 5 anos contempla os seguintes temas: rigidez em geometria FInsler, teoria de controle geométrico aplicado ao estudo de propriedades genéricas dos sistemas Hamiltonianos, teoria ergodica dos fluxos geodésicos não uniformemente hiperbólicos , e a aplicação das teorias das singularidades Lagrangeanas e Aubry-Mather ao estudo dos probemas de Birkhoff para toros Lagrangeanos invariantes. O professor participa de vários grupos de pesquisa no Brasil e na França: Dinâmica Hamiltoniana com o Professor Mário J. Carneiro da UFMG; Formalismo termodinâmico com o Professor Artur Lopes da UFRGS; fluxos geodésicos Riemannianos e Finsler com os Professores J. Barbosa da UFJF, Patrick Foulon do CIRM, Marseille, Katrin Gelfert da UFRJ, e Gérard Besson da Université de Grenoble; e teoria de controle geométrico com o Professor Ludovic Rifford da Université de Nice.

As publicações mais recentes do Professor Ruggiero são:

1) Geodesic flows modeled by expansive flows. With Katrin Gelfert, Proceedings of the Edinburgh Mathematical Society, 2019, vol. 62 (1) 61-95.

2) On the graph theorem for Lagrangian minimizing tori. With Mário Jorge Carneiro, Discrete and Continuous Dynamical systems,vol. 38 (12) 6029-6045.

3) On the C1,b denstiy of metrics without invariant graphs. With Rodrigo Pacheco, Discrete and Continuous Dymaical systems vol. 38 (1) 247-261.

Carregando