O Departamento de Matemática da PUC-Rio parabeniza a Juliana Gomes Ferreira pela defesa de sua dissertação de mestrado, realizada no dia 18 de setembro de 2026.

O Departamento de Matemática da PUC-Rio parabeniza a Juliana Gomes Ferreira pela defesa de sua dissertação de mestrado, realizada no dia 18 de setembro de 2026.

Título: Teste de Injetividade em Reservatórios Naturalmente Fraturados

Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma solução analítica para a resposta de pressão durante um teste de injetividade em um reservatório naturalmente fraturado. O modelo proposto combina a formulação de dupla porosidade de Warren e Root (1963) com a teoria de Buckley e Leverett (1941) para descrever o avanço da frente de água.

A solução é desenvolvida no domínio de Laplace, e o algoritmo de Stehfest é empregado para a obtenção da resposta de pressão no domínio do tempo. Os resultados são validados por comparação com simulações numéricas baseadas no método das diferenças finitas.

Diferentes razões de mobilidade entre a água e o óleo são analisadas para avaliar seus efeitos sobre a pressão e sua derivada. A partir das respostas obtidas, são construídos gráficos diagnósticos para a recuperação da razão de estocatividade e das mobilidades efetivas dos fluidos.

Os resultados mostram que a solução proposta apresenta os efeitos combinados da transferência matriz–fratura e do avanço da frente de água sobre a resposta de pressão, permitindo a identificação e a recuperação dos parâmetros considerados.

Orientador: Sinesio Pesco - PUC-Rio
Co-Orientador: Abelardo Borges Barreto Junior - PUC-Rio

Banca examinadora:
Tahyz Gomes Pinto - DeepSoft Desenvolvimento de Software
Jessica Lailla Ferreira Bittencourt Neto - CESGRANRIO
Emílio José Rocha Coutinho - Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Desejamos muito sucesso na sua caminhada!

sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Carregando