Thiago de Menezes Duarte e Silva defendeu sua tese de doutorado em agosto de 2021 e, diferente da Viviana, tinha a preocupação de que ser professor não fosse sua única opção. Tendo uma preferência em trabalhar na indústria e também com receio de não abrir um concurso na sua área tão cedo, a oportunidade de fazer sua pesquisa em uma área mais aplicada (petróleo e gás) veio a calhar.
Thiago teve também a oportunidade de fazer o doutorado sanduíche (um programa de estudos no qual o estudante de pós realiza parte de seu trabalho em uma universidade no exterior) e esta experiência reforçou sua vontade de trabalhar fora da academia ao observar o investimento financeiro feito pelas empresas privadas na sua área.
Porém, ao terminar o doutorado sentiu uma grande dificuldade para conseguir um emprego na área de petróleo e gás pois era exigido muita experiência e muitas vezes uma formação específica. Thiago começou a procurar por outras opções e observou oportunidade na área de ciência de dados cuja descrição do cargo envolvia análise de dados, estatística e muita matemática. Além disso, contratou um headhunter para montar seu currículo e arrumar seu LinkedIn e a partir disso as coisas começaram a mudar. Propostas de emprego surgiram nas duas áreas, mas Thiago escolheu ciências de dados pois enxergou ali uma oportunidade mais próspera e desafiadora. Apesar de não ser sua área de formação, Thiago entende que o conhecimento em programação adquirido durante o desenvolvimento da sua pesquisa e também o perfil resiliente do matemático foram seu diferencial para que a Órama Investimentos apostasse nele e o contratasse naquele momento.
|
|
Perguntado qual conselho ele daria para um matemático que deseja atuar na área corporativa, Thiago destaca o conhecimento em programação:
“Aprenda programação em Python ... se você vislumbra sair da academia e ir para uma empresa, cara você tem que saber programar em alguma linguagem e a que está mais em alta hoje em dia é Python”
Além disso, ter um currículo bem escrito e um LinkedIn bem-organizado ajuda muito na hora de procurar emprego na área corporativa:
“O LinkedIn é a porta de entrada para o mundo corporativo... hoje em dia eu recebo de 3 a 5 propostas por mês no Linkedin”
Quando perguntado qual o diferencial da PUC, disse que por ser um programa pequeno acaba sendo mais personalizado, destaca também a qualidade dos docentes e da estrutura oferecida aos estudantes.
|