Para onde foram os egressos da Pós-Graduação acadêmica do DMat ???

Conversamos com dois ex-alunos que seguiram caminhos bem diferentes. A Viviana seguiu a tradicional carreira acadêmica e, prestando concurso apenas uma vez, hoje é professora e pesquisadora na UFF (Universidade Federal Fluminense em Niterói, RJ). Já o Thiago preferiu seguir a área corporativa e hoje trabalha na Órama como Cientista de Dados.

Viviana Lorena Vargas Grajales, colombiana, defendeu sua tese de doutorado em dezembro de 2017 e ingressou imediatamente em um programa de pós-doutorado na PUC-Rio financiado pela Petrobrás. Atenta às exigências da carreira acadêmica, entendeu que esse pós-doutorado foi uma ótima oportunidade para dar continuidade aos trabalhos iniciados no doutorado e avançar na sua pesquisa, enquanto ficava atenta às oportunidades de concurso que poderiam surgir. Em 2019 essa oportunidade chegou, um concurso com duas vagas na sua área de pesquisa (computação gráfica) abriu na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói. Ela e outro ex-aluno da PUC-Rio preencheram as duas vagas.

Viviana veio para o Brasil exclusivamente para fazer o doutorado em matemática e nos contou que foi aceita para o programa sem bolsa de estudos, à princípio. Quando perguntado qual o diferencial da PUC, disse que foi o acolhimento que teve:

“Eu me senti muito bem acolhida ... bem no comecinho eu estava sem bolsa então pra mim era difícil mas foi bem rápido, não demorou muito. Teve uma preocupação por parte dos professores e dos funcionários”.

Felizmente tudo foi rapidamente solucionado e em poucos meses ela já estava ambientada e recebendo bolsa.

Thiago de Menezes Duarte e Silva defendeu sua tese de doutorado em agosto de 2021 e, diferente da Viviana, tinha a preocupação de que ser professor não fosse sua única opção. Tendo uma preferência em trabalhar na indústria e também com receio de não abrir um concurso na sua área tão cedo, a oportunidade de fazer sua pesquisa em uma área mais aplicada (petróleo e gás) veio a calhar.

Thiago teve também a oportunidade de fazer o doutorado sanduíche (um programa de estudos no qual o estudante de pós realiza parte de seu trabalho em uma universidade no exterior) e esta experiência reforçou sua vontade de trabalhar fora da academia ao observar o investimento financeiro feito pelas empresas privadas na sua área.

Porém, ao terminar o doutorado sentiu uma grande dificuldade para conseguir um emprego na área de petróleo e gás pois era exigido muita experiência e muitas vezes uma formação específica. Thiago começou a procurar por outras opções e observou oportunidade na área de ciência de dados cuja descrição do cargo envolvia análise de dados, estatística e muita matemática. Além disso, contratou um headhunter para montar seu currículo e arrumar seu LinkedIn e a partir disso as coisas começaram a mudar. Propostas de emprego surgiram nas duas áreas, mas Thiago escolheu ciências de dados pois enxergou ali uma oportunidade mais próspera e desafiadora. Apesar de não ser sua área de formação, Thiago entende que o conhecimento em programação adquirido durante o desenvolvimento da sua pesquisa e também o perfil resiliente do matemático foram seu diferencial para que a Órama Investimentos apostasse nele e o contratasse naquele momento.

Perguntado qual conselho ele daria para um matemático que deseja atuar na área corporativa, Thiago destaca o conhecimento em programação:

“Aprenda programação em Python ... se você vislumbra sair da academia e ir para uma empresa, cara você tem que saber programar em alguma linguagem e a que está mais em alta hoje em dia é Python”

Além disso, ter um currículo bem escrito e um LinkedIn bem-organizado ajuda muito na hora de procurar emprego na área corporativa:

“O LinkedIn é a porta de entrada para o mundo corporativo... hoje em dia eu recebo de 3 a 5 propostas por mês no Linkedin”

Quando perguntado qual o diferencial da PUC, disse que por ser um programa pequeno acaba sendo mais personalizado, destaca também a qualidade dos docentes e da estrutura oferecida aos estudantes.

Hoje o programa de pós-graduação em matemática da PUC-Rio tem números excelentes:

• Dos doutores formados na PUC nos últimos 6 anos, 64% tiveram uma rápida colocação no mercado (48% na área acadêmica e 16% na área corporativa) e 22% ingressaram imediatamente em um pós-doutorado.
  • Dos mestres formados nos últimos 6 anos, 69% ingressaram imediatamente no doutorado enquanto 20% tiveram uma rápida colocação no mercado (10% na área acadêmica e 10% na área corporativa).
  • Está entre os sete departamentos de matemática no Brasil com avaliação máxima (nota 7) do seu programa de pós-graduação.

Além disso, o programa conta com diversas áreas de pesquisa em matemática pura e aplicada, possui uma boa capacidade de interação com outros departamentos da Universidade tais como os departamentos de Física, Engenharia e Informática e dá acesso gratuito a cursos de idiomas ministrados pelo departamento de letras.

E não podemos nos esquecer que todos os alunos aceitos no programa de pós-graduação recebem bolsa de isenção da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-Rio, ou seja, o programa é totalmente gratuito, além de contar com uma boa disponibilidade de bolsas de mestrado e doutorado fornecidas pelas agências de fomento CNPq, CAPES e FAPERJ e também pela Petrobrás.

quarta-feira, 15 de junho de 2022