PROFMAT - Trabalhos nas escolas ate 2015

PROFMAT PUC-Rio NAS ESCOLAS

Autor: Lúcio Sebastião Coelho da Silva
Orientador: Marcos Craizer (PUC-Rio)
Data: Março/2014
Propriedades Reflexivas das Cônicas

Autor: Leandro de Souza Gonçalves
Orientadora: Renata Martins da Rosa (PUC-Rio)
Data: Março/2014
Autor: Ricardo Cesar Massad
Orientador: João B. Pitombeira Fernandes de Carvalho (PUC-Rio)
Data: Abril/2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar ao leitor a construção dos números reais, utilizando os cortes de Dedekind, que pode server de fundamentação de estratégias metodológicas para o trabalho docente. Foi feita uma retrospectiva histórica da formação dos números, apresentando os numerous racionais e suas propriedades, para possibilitar que se faça um paralelo entre os campos numéricos, ou seja, os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Autor: Bruno Hirle Nunes
Orientador: Sinesio Pesco (PUC-Rio)
Data: Abril/2014

Autor: Carlos Augusto Gomes de Loiola
Orientadora: Christine Sertã (PUC-Rio)
Data: Abril/2014
Números Complexos no Ensino Médio

Autor: André Luiz Coelho de Barros
Orientador: Nicolau Corção Saldanha (PUC-Rio)
Data: Abril/2014

Autor: Humberto Gullo de Barros
Orientador: Carlos Frederico B. Palmeira (PUC-Rio)
Data: Abril/2014
Introdução à Análise Combinatória

Autor: Ronald Coutinho Pinto
Orientador: Carlos Frederico B. Palmeira (PUC-Rio)
Data: Julho/2014
O Jogo da Subtração: Uma ferramenta para as aulas de Matemática da Educação Básica

Autor: Leandro de Oliveira Moreira
Orientador: Nicolau Corção Saldanha (PUC-Rio)
Data:Setembro/2014
Introdução à Teoria dos Jogos e a Matemática no Ensino Médio

Autores: Silvio Barros Pereira
Orientadora: Débora Freire Mondaini (PUC-Rio)
Data:Setembro/2014
Teoria dos Jogos e a Matemática no Ensino Médio: Introdução ao Equilibrio de Nash
O objetivo deste trabalho é investigar como os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro se comportam com a aplicação da Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática, uma vez que apresentam, com grande frequência, dificuldades nesta disciplina.
Autores: Thiago Oliveira Nascimento
Orientadora: Débora Freire Mondaini (PUC-Rio)
Data: Setembro/2014
O Estudo das Cônicas através do Origami
O estudo das Curvas Cônicas tem sido cada vez menos abordado no Ensino Médio e, nos poucos casos em que tal abordagem é apresentada, verifica-se uma prioridade indevida à memorização de equações. Por outro lado, embora a eficiência do Origami não seja divulgada com frequência no ensino de assuntos matemáticos de maior complexidade, existe uma Geometria Axiomática consistente por trás desta arte de dobrar papéis que a torna um instrumento de ensino capaz de explorar, com clareza, propriedades e definições de assuntos matemáticos. O presente trabalho pretende unir esses dois elementos, Curvas Cônicas e Origami, com o intuito de desenvolver conceitos do primeiro a partir de construções do segundo.  Autores: Bruna Mayara Batista Rodrigues
Orientadora: Christine S. Costa (PUC-Rio)
Data: Fevereiro/2015

Construção da Elipse: https://www.youtube.com/watch?v=RNMrDGKYbxw

Construção da Hipérbole:https://www.youtube.com/watch?v=p8pRw9RIrWY 

Construção da Parábola: https://www.youtube.com/watch?v=GEvgDMBLRDQ

Uma ferramenta de auxilio na interpretação dos dados do Enem

Autor: Jorge Luiz Dias de Frias
Orientador:
Sinesio Pesco (PUC-Rio)
Co-orientador:
Paulo Cezar P. Carvalho (FGV)
Data:
Março/2015

Uma ferramenta de auxilio na interpretação dos dados do Enem

Todos os anos o INEP divulga as notas do Enem por escola, em cada uma das áreas, em geral utilizando apenas à média dos alunos. Um estudo realizado no Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) em parceria com a EMAp/FGV propõe uma ferramenta via planilha Excel para que as escolas, professores e coordenadores de Ensino Médio do Brasil possam também conferir o desempenho de seus alunos em outros aspectos no Enem como por exemplo, questão a questão ou por área de conhecimento.

A dissertação “Uma ferramenta para a obtenção e análise de dados do Enem”, do aluno Jorge Luiz Dias de Frias está em fase de conclusão e utilizou os Microdados Enem de 2012 (os mais recentes divulgados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para mostrar os caminhos a serem seguidos para na obtenção dos resultados detalhados.

Jorge é aluno do Profmat - Mestrado Profissional voltado a professores que lecionam Matemática no ensino fundamental e médio — orientado pelo professor Sinesio Pesco (PUC-Rio) e co-orientado pelo professor Paulo Cezar P. Carvalho (FGV) .

Coordenador do Ensino Médio do Colégio Israelita Brasileira A. Liessin Scholem Aleichem, Jorge Frias acredita que, com essa ferramenta, as escolas poderão extrair os dados e fazer uma análise completa do desempenho geral e individual de seus alunos, por questões e disciplinas, comparar seus números com os de outras escolas e atuar estrategicamente nos pontos que merecem maior atenção e esforço pedagógico, permitindo assim melhores resultados nas próximas edições do Enem.

“Atualmente, existem empresas que cobram por este serviço, mas minha dissertação tem o objetivo de torna-lo acessível a todas as escolas do país”, defende Frias. Ele ressalta ainda de que o Microdados Enem 2012 apresenta cerca de oito milhões de linhas, é um arquivo extremamente pesado e que, por isso mesmo, não é fácil de ser utilizado.

Ao inserir o código Educacenso do colégio num aplicativo criado por Frias exclusivo para as escolas do Rio de Janeiro (disponível neste link – com tamanho 323MB), é possível gerar gráficos capazes de identificar quais questões os alunos acertaram, identificar a resposta de cada questão, quantificar acerto ou erro por questão, totalizar acertos por área, estabelecer uma relação entre as questões de cada cor das provas, somar os acertos por prova e por questão dos alunos de uma escola, conferir o percentual de acertos por questão ,verificar a média de acertos por habilidade e comparar os seus resultados com o de outras escolas do Rio de Janeiro. Os gráficos a seguir, por exemplo, comparam as performances, tanto dos alunos do Colégio A. Liessin, quanto dos alunos do Rio de Janeiro nas 5 áreas de conhecimento.

Ainda é possível obter as notas de redação distribuídas por competência, oferecendo informações relevantes aos professores que ministram esta disciplina.

Como são várias etapas, o passo a passo, retirado diretamente da dissertação de Frias, pode ser consultado neste link. “Além dos levantamentos preliminares sobre os dados do ENEM, este trabalho busca também auxiliar aqueles que querem desenvolver suas próprias ferramentas”, ressalta Sinésio Pesco, professor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e orientador de Frias no Profmat .

Desde 2012, a PUC-Rio conquistou a oportunidade de oferecer o Profmat, firmando-se como a única universidade particular do país a integrar a Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Profmat é reconhecido pela CAPES e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que tem no exame o objetivo de estimular a melhoria do ensino da disciplina em todos os níveis de escolaridade.


LINK PARA O APLICATIVO EM EXCEL
https://drive.google.com/folderview?id=0ByhpXU8vBCVTVjdwbnJYTGxZUEE&usp=sharing

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